Villa Lante em Bagnaia

O tanque e um dos casinos que constituém a Villa Lante.

A Villa Lante em Bagnaia é um palácio italiano, localizado em Bagnaia, próximo de Viterbo, atribuído a Giacomo Barozzi da Vignola (não existe documentação contemporânea). Juntamente com Bomarzo, possui um dos mais famosos jardins maneiristas de surpresas do século XVI, na Itália. O primeiro choque para um visitante vindo de fresco da Villa Farnese (ou Caprarola) é a diferença entre as duas villas de Vignola situadas na mesma área, período e estilo arquitectónico maneirista: pouco existe de comum entre elas.

O palácio é conhecido como Villa Lante. De qualquer forma, só passou a ser assim chamado quando passou para a posse de Ippolito Lante Montefeltro della Rovere, Duque de Bomarzo, no século XVII, quase um século depois da sua construção.

Na colina do Janículo, em Roma, localiza-se uma outra Villa Lante, a Villa Lante no Janículo. Esta casa de Verão foi desenhada por Giulio Romano durante a primeira metade do século XVI. A empobrecida família Lante teve que vender a Villa Lante de Roma no início do século XIX. Depois da venda, a casa pertenceu, entre outros, ao famoso arqueólogo alemão Wolfgang Helbig, no final do século XIX. O edifício acolhe, actualmente, o Institutum Romanum Finlandiae e a Embaixada da Finlândia no Vaticano.


Developed by StudentB